sexta-feira, 20 de novembro de 2009

1º Encontro de Reflexão Igreja de Cristo na Aldeota






Palestra apresentada, dia 16/10/2009, pelo professor mestre Radamés Rogério, encontra-se disponível, interessados favor entrar em contato através de nosso e-mail: igrejadecristoaldeota@hotmail.com!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

EM SEIS PASSOS QUE FARIA JESUS

QUARTO PASSO
"Viva inteiramente inserido no seu mundo"


Se há algo que ensinam os mitos de todas as culturas é que a familiaridade é inimiga do crescimento. A jornada do herói começa quando ele se desenraiza – quando deixa o conforto da aldeia feliz e entra na insegurança da floresta escura. É por crermos instintivamente nisso que aqueles de nós que anseiam por tornarem-se santos e heróis começamos pelo passo que nos parece ser o mais coerente: o afastamento do mundo. Sabemos que “santo” quer dizer “singular, separado”, e essa explicação traz em si sua própria meta e destino: por definição, o santo não pode ter nada a ver com o mundo.
Mas nada é tão simples, e está aí Jesus que não me deixa mentir.
Diversas tramas acotovelam-se pela primazia na narrativa dos evangelhos, mas há uma em particular – talvez a central – cujo tema é tão formidavelmente revolucionário que a lição toda tende a passar despercebida a olhos beatos como os nossos. Para abraçar o quarto passo na direção de Jesus é preciso elucidar o mecanismo dessa negligência histórica.
Do ponto de vista dramático, Mateus, Marcos e Lucas esforçam-se para deixar claro que o antagonista de Jesus na narrativa dos evangelhos não é – ao contrário do que somos tentados às vezes a pensar – Judas, o traidor. “Antagonista” é aquele que se contrapõe aquele que se coloca no caminho e exerce verdadeira influência, e a traição de Judas não chega a deixar uma marca no verniz da autonomia de Jesus. Pela mesma razão, o antagonista de Jesus não está entre adversários que não chegam a tocá-lo (e muito menos derrubá-lo) – figurantes como Pilatos, os fariseus, os sacerdotes ou mesmo Satanás.
Nos evangelhos, o antagonista de Jesus é João Batista. De todos que em algum momento da história se opõem a Jesus ele é o único que representa verdadeira autoridade; de todos que se atiram no caminho de Jesus querendo exercer sobre ele alguma influência, é João Batista que, em seu recato, chega a corresponder – contrapor-se – a ele. Desde o momento em que o bebê salta no ventre de Isabel diante da chegada de Maria, o relacionamento de Jesus com João é prenhe de tensão dramática. João, por um lado, parece não chegar a entender a peculiaridade do primo. Ele pode ter visto a pomba do Espírito descendo sobre Jesus no Jordão, mas anos depois a conduta do cordeiro de Deus lhe parece equívoca o bastante para que ele mande perguntar, da prisão onde está, se Jesus era “mesmo aquele que estávamos esperando, ou se devemos esperar por outro”.
Jesus, por outro lado, que dispensava implacáveis sarcasmos e condenação sobre religiosos de todas as índoles, nada parecia encontrar para condenar na vida religiosa de João. Pelo contrário; da sua boca, quando ele fala sobre João Batista, só partem elogios: João é o maior de todos os profetas; não é um caniço que se deixa dobrar pela tentação; homem mais notável foi jamais concebido.
Esse homem terrível que Jesus respeita é seu antagonista, porque de todos os protagonistas do evangelho João Batista é o único que apresenta e representa uma alternativa ao estilo de vida que Jesus
está propondo. João é o último habitante legítimo de um mundo que Jesus veio abolir, e a inevitabilidade desse curso acaba separando-os, a despeito do carinho evidente que têm um pelo outro.
Embora tenham angariado quase simultaneamente a reputação de homem de Deus, os detalhes da narrativa parecem servir apenas para salientar a intransponível distância entre as posturas de Jesus e
João. João Batista vive nas margens: é o asceta, o outsider, o homem que se afasta deliberadamente do mundo e enxerga esse afastamento como a porção mais essencial da sua missão. Ele é “a voz que clama no deserto” – deserto onde não há ninguém e onde por isso ninguém pode ouvir, a não ser quem repete o trajeto, afastando-se do mundo para ouvir como João afastou-se para falar. João Batista veste seu afastamento visivelmente, causando no homem comum a mesma exasperação que deveria causar nele o toque grosseiro do pêlo de camelo. A credencial da sua singularidade está nos detalhes violentos dessa frugalidade: João não bebe, não aceita convites, não freqüenta pecadores; não come frescuras como pão e vinho (recomendando como alternativa sua dieta de gafanhotos e mel silvestre), evita todos os excessos e jamais é visto na cidade. Para encontrá-lo é preciso ir ao encontro dele na aridez onde nenhum traço de humanidade pode sobreviver.
É em contraste absoluto com essa figura que os evangelistas introduzem um novo personagem. Está aqui, propõem eles, um herói que representa a abordagem oposta à do ascetismo de João. E é gloriosamente que Jesus caminha pela terra desmoronando a cada passo as seguranças desse modo de vida cauteloso, o paradigma de santidade tradicional epitomizado em João.
Jesus é o insider, o inserido, o aliado, o homem de dentro. Ele não apenas recusa o afastamento do mundo proposto na postura de
João, mas assume descaradamente a direção oposta. Sem nenhum verdadeiro precedente na história sagrada de Israel, aqui está um homem que adquire a fama de santo e homem de Deus convivendo
com o homem comum e com gente que até mesmo o homem comum tem dificuldade para engolir.
Em perfeita oposição a João, Jesus deixa claro que é sua proximidade do mundo, seu “não-afastamento”, a porção mais essencial da sua missão. Ele vence a tentação do deserto e segue
percorrendo incessantemente as cidades, onde pode estar com as pessoas e submetê-las à sua mensagem, que é essencialmente sua própria pessoa.E não há virtualmente ninguém a quem ele recuse a sua proximidade: religiosos e pecadores, fariseus, sacerdotes e prostitutas; romanos, samaritanos, judeus e fenícios; ricos, pobres, fazendeiros, agiotas, lavradores, coletores de impostos; militares, pescadores, revolucionários, leprosos, cegos, aleijados, loucos, possessos, homens e mulheres. Jesus vive entre essa gente, causando tumulto em cada cidade e pressionado de todos os lados por suadas e mutantes multidões. Ele se veste como todo mundo, aceita convites para festas de casamento e freqüenta banquetes (angariando entre seus detratores a fama de glutão e beberrão). Jesus congraça com pervertidos, bêbados, adúlteros, tratantes e prostitutas, e seu primeiro milagre é fornecer bebida para animar uma festa que ameaçava perder o pique.
Para encontrá-lo é preciso apenas estar fazendo o que você faz sempre: é ele que virá inevitavelmente ao seu encontro, quer você seja um cego esperando uma esmola na beira do caminho, um agiota
caminhando desiludido para seu posto de coleta, uma mulher andando em direção ao poço para puxar água. Você pode não saber com quem está falando, mas ele já está todinho ali, na sua cidade, no seu círculo, na sua cultura. Nada na aparência dele ou na sua conduta parece ostentar ou garantir a santidade que os religiosos anunciam como uma trombeta. Se esse é sujeito é um profeta e um santo, trata-se do primeiro da espécie que não lhe parece ser essencialmente diferente de você. Ele irá invariavelmente aceitar o seu convite para sair, para jantar, para ir à sua casa, para conhecer uns amigos, para visitar um doente, para beber uma jarra de vinho.
Esse homem, definido por esse estilo de vida, é que os cristãos adotaram oficialmente como professor, profeta, messias, salvador e Filho de Deus. Extra-oficialmente, adotamos o estilo de vida de João Batista. João é o homem que se afasta do mundo para não deixar-se contaminar por ele. Jesus é o homem inteiramente inserido no mundo, inteiramente mergulhado nas complicações do dia-a-dia e nas preocupações e privilégios do homem comum.Dos incontáveis paradoxos do cristianismo histórico, esse é mais um: historicamente, os cristãos ignoraram o exemplo de Cristo e tornaram-se seguidores funcionais de João. O caminho de João Batista é o caminho dos monges do deserto, das ordens religiosas, das rádios evangélicas; é o caminho do ascetismo, das regras estabelecidas para “fazermos diferença”; das abstenções, do recuo, do afastamento, da irrelevância, da exclusão e do preconceito.O caminho de Jesus é o da inclusão, da presença, do abraço irrefletido e incondicional do mundo. É o caminho estreito que poucos trilham, a porta exigente pela qual poucos passam.Sempre que cedemos à tentação de trocar a confusão transpirante do mundo pelo conforto harmonioso e acolhedor de uma comunidade cristã; sempre que aceitamos o abraço exclusivo de uma subcultura de qualquer estirpe em detrimento da cultura no seu sentido mais amplo; sempre que dividimos nossa experiência entre uma esfera religiosa e uma profana que não chegam a se tocar; sempre que nos recusamos a consentir qualquer associação com música “do mundo”, filmes “do mundo” e pessoas “do mundo”; sempre que negamos nossa presença, nossa companhia e nossa lealdade a
gente que em seu estado atual não julgamos merecê-las; sempre que reservamos nossas noites, nossos feriados e nossos fins-de-semana para o convívio com gente cuja santidade os torna inerentemente distinta da massa dos mortais – estamos (como diz a música “do mundo”) escolhendo errado nosso super-herói.Era o caminho inclusivo de Jesus que deveríamos estar
seguindo – e num mundo ideal eu não deveria ter de estar explicando isso, especialmente a mim mesmo.Para seguir os passos de Jesus é preciso viver inteiramente inserido no nosso mundo. Qualquer avanço bem-intencionado na direção de um afastamento, como bem intuiu Simone Weil, implica na condenação tácita, decisiva e finalmente devastadora dos “de fora”.
Para seguir os passos de Jesus é preciso abrir mão do ascetismo de João Batista e correr o risco de ser tachado de bêbado, o doce risco de ser visto no boteco da esquina com maloqueiros e mulheres de má
fama.Jesus propõe, inconcebivelmente, uma espécie de santidade que não é definida pela exclusão, mas pela generosidade e pela liberalidade da presença. É dele a horrenda idéia original de distribuir abraços gratuitos – gratuitos no sentido de serem dados a quem, essencialmente, não os merece. Essa sua ousadia derruba para sempre a primazia da surrada santidade distanciada epitomizada em João Batista. Jesus demonstra, em seu modo de vida, que um caminho
superior ao de achar-se melhor do que os outros pela exclusão é amar os outros pela inclusão.
Curiosamente, João Batista e Jesus começaram pregando uma mesma mensagem, “o Reino de Deus está próximo” – o Reino de Deus veio para perto de vocês, – mas é apenas com a escandalosa conduta
inclusiva de Jesus que essa insólita proposição ganha verdadeiro peso. Quando é informado a respeito da morte de João Batista (decapitado pela espada de Herodes), Jesus não chora apenas a perda de um amigo, mas a morte de uma alternativa ideológica que Deus jamais voltaria a aprovar. A devoção como afastamento do mundo havia sido substituída pela santidade como presença no mundo. É por isso que segundo Jesus, embora homem mais notável que João este mundo não tenha concebido, o menor na nova ordem do reino de Deus “é maior do que João”.
Uma das mais terríveis revelações que Jesus fez aos seus discípulos é que eles deveriam viver neste mundo como ele viveu. “Da mesma forma que meu Pai me enviou eu envio vocês”, ele disse, e
estamos apenas começando a entender as implicações dessa sentença. Uma coisa, no entanto parece certa: para o seguidor de Jesus, a verdadeira jornada começa quando ele abandona o conforto da aldeia religiosa e põe o pé na floresta escura, conturbada e indiferenciada do mundo. A santidade do senso comum exige que nos afastemos da normalidade da experiência do dia-a-dia em favor da singularidade da vida religiosa. O Filho do Homem nos convida, assombrosamente, a fazermos o trajeto oposto.

Novíssimo manual de Conduta
do seguidor de Jesus
de Paulo Brabo para Néviton Marci

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Reforma uma lembrança e um exercício sempre necessário

No dia 31 de outubro de 1517, o monge católico Martinho Lutero afixa, na porta da igreja do castelo de Wittenberg as suas famosas 95 teses. Esse dia é lembrado como o dia da Reforma Protestante. Passados todos esses anos é sempre bom lembar e refletir sobre os fundamentos em que foram construidos os ensinos da fé reformada: "sola gratia, sola fide, sola scripturae"

1. Só a Graça - o texto de Efésios 2:8 é a referência preferida pelos apologistas da fé reformada: "pela graça dois salvos..." . Salvação pela graça é o primeiro fundamento onde se construiu os ensinos da reforma. Uma reflexão dentro dos parâmetros bíblicos me apresenta pelo menos três reflexões possíveis em defesa da graça salvadora.
1.1 A graça nos mostra a falibilidade dos recursos humanos para dar respostas existências à sua alma. Vinoth Ramachandra, no seu livro "A Falência dos Deuses", nos lembra: "...diferentemente dos demais animais, o homem não vive somente de pão, mas de significados". É esse dilema existencial humano em busca de significado que a graça se propõe responder. O apóstolo Paulo em I Cor 1:22 faz essa defesa quando citando judeus e gregos, respectivamente símbolos da religião e filosofia, insinua a incapacidade de resposta de ambos ao homem. A resposta para ele é a graça revelada em Jesus Cristo. que é poder de Deus e sabedoria de Deus para a Salvação de todo o que crêr.
1.2 A graça é o consolo aliviador para a angústia das finitudes humanas - Lembrando II Cor 12:9(...a minha graça te basta...), em Paulo podemos perceber a angústia das impotências humanas diante daquilo que queremos solução. Nada mais difícil e desesperador do que estarmos diante do que não pode ser alterado. Como lidar com coisas que provocam sofrimentos? A graça consoladora tem sido a resposta e o alento para milhares de pessoas.
1.3 A graça é um exemplo divino para a vivência do amor, perdão e fraternidade entre os homens - Sabendo que a graça é o "presente imerecido" de Deus aos homens, podemos ser, tanto objetos dela como sujeitos para vivenciar novas relações mediadas por esta graça maravilhosa.

2. Só a fé - Tal qual a graça a fé é fundamento necessário e vital na redenção humana. Citando novamente Efésios 2:8 "sois salvos pela graça, mediante a fé". Sugiro mais três reflexões possíveis em defesa da fé que opera na redenção humana.
2.1 A fé nos capacita para adentrar e comprender os mistérios divinos - O autor da carta aos Hebreus 10:6 lembra-nos que "sem fé é impossível agradar a Deus. pois importa que os que Dele se aproximam, creiam que ele existe". Só há relacionamento possível com Deus através da fé.
2.2 A fé é o meio de acesso às beneficências da graça - todo o projeto gracioso de Deus em Jesus está acessível a nós única e exclusivamente pela fé. Caso contrário, o evangelho não passa de um belo romance, o calvário de chocoante drama e a igreja a mentira mais eficiente já contada.
2.3 A fé é a dinamizadora das possibilidades humanas e a genitora das utopias da vida - Não falarei muito sobre isso. Sugiro a leitura de Hebreus 11 e breve leitura da vida de pessoas como Francisco de Assis, John Huss, Martinho Lutero, Madre Tereza de Calcutá, David Livinsgtone, Martin Luther King...

3 Só a Escritura - Apresento-lhes três razões pelas quais a importância da Escritura deve ser considerada no projeto redentor do homem: Ela é expressão da revelaçao divina; É um registro inspirado e inspirador da experiência humano/divina na história do povo de Deus; é a apresentação e testemunho único do cristo de Deus, Jesus, que revelou em si a mais completa e notável revelação de Deus.

Em Cristo

Mano Gois