terça-feira, 3 de novembro de 2009

Reforma uma lembrança e um exercício sempre necessário

No dia 31 de outubro de 1517, o monge católico Martinho Lutero afixa, na porta da igreja do castelo de Wittenberg as suas famosas 95 teses. Esse dia é lembrado como o dia da Reforma Protestante. Passados todos esses anos é sempre bom lembar e refletir sobre os fundamentos em que foram construidos os ensinos da fé reformada: "sola gratia, sola fide, sola scripturae"

1. Só a Graça - o texto de Efésios 2:8 é a referência preferida pelos apologistas da fé reformada: "pela graça dois salvos..." . Salvação pela graça é o primeiro fundamento onde se construiu os ensinos da reforma. Uma reflexão dentro dos parâmetros bíblicos me apresenta pelo menos três reflexões possíveis em defesa da graça salvadora.
1.1 A graça nos mostra a falibilidade dos recursos humanos para dar respostas existências à sua alma. Vinoth Ramachandra, no seu livro "A Falência dos Deuses", nos lembra: "...diferentemente dos demais animais, o homem não vive somente de pão, mas de significados". É esse dilema existencial humano em busca de significado que a graça se propõe responder. O apóstolo Paulo em I Cor 1:22 faz essa defesa quando citando judeus e gregos, respectivamente símbolos da religião e filosofia, insinua a incapacidade de resposta de ambos ao homem. A resposta para ele é a graça revelada em Jesus Cristo. que é poder de Deus e sabedoria de Deus para a Salvação de todo o que crêr.
1.2 A graça é o consolo aliviador para a angústia das finitudes humanas - Lembrando II Cor 12:9(...a minha graça te basta...), em Paulo podemos perceber a angústia das impotências humanas diante daquilo que queremos solução. Nada mais difícil e desesperador do que estarmos diante do que não pode ser alterado. Como lidar com coisas que provocam sofrimentos? A graça consoladora tem sido a resposta e o alento para milhares de pessoas.
1.3 A graça é um exemplo divino para a vivência do amor, perdão e fraternidade entre os homens - Sabendo que a graça é o "presente imerecido" de Deus aos homens, podemos ser, tanto objetos dela como sujeitos para vivenciar novas relações mediadas por esta graça maravilhosa.

2. Só a fé - Tal qual a graça a fé é fundamento necessário e vital na redenção humana. Citando novamente Efésios 2:8 "sois salvos pela graça, mediante a fé". Sugiro mais três reflexões possíveis em defesa da fé que opera na redenção humana.
2.1 A fé nos capacita para adentrar e comprender os mistérios divinos - O autor da carta aos Hebreus 10:6 lembra-nos que "sem fé é impossível agradar a Deus. pois importa que os que Dele se aproximam, creiam que ele existe". Só há relacionamento possível com Deus através da fé.
2.2 A fé é o meio de acesso às beneficências da graça - todo o projeto gracioso de Deus em Jesus está acessível a nós única e exclusivamente pela fé. Caso contrário, o evangelho não passa de um belo romance, o calvário de chocoante drama e a igreja a mentira mais eficiente já contada.
2.3 A fé é a dinamizadora das possibilidades humanas e a genitora das utopias da vida - Não falarei muito sobre isso. Sugiro a leitura de Hebreus 11 e breve leitura da vida de pessoas como Francisco de Assis, John Huss, Martinho Lutero, Madre Tereza de Calcutá, David Livinsgtone, Martin Luther King...

3 Só a Escritura - Apresento-lhes três razões pelas quais a importância da Escritura deve ser considerada no projeto redentor do homem: Ela é expressão da revelaçao divina; É um registro inspirado e inspirador da experiência humano/divina na história do povo de Deus; é a apresentação e testemunho único do cristo de Deus, Jesus, que revelou em si a mais completa e notável revelação de Deus.

Em Cristo

Mano Gois

Nenhum comentário:

Postar um comentário